Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Como a Cibercultura influência na Educação?


“Para Pierre Lévy, autor de Cibercultura, o ciberespaço é a virtualização da comunica­ção. O uso das tecnologias em diferentes es­feras da sociedade contemporânea favorece a ideia de redes de conhecimento”. ( SALTO PARA O FUTURO , 2011. Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=NSOQFkoZ3RY, acessado em 28/04/2012) 



No programa Salto para o Fu­turo/TV Escola foi debatida a questão  da Cibercultura e Educação  para uma compreensão e interesse sobre as mudanças que ocorrem diretamente nas práticas curriculares da educação presencial e a distância, devido ao aparecimento da Cibercultura. Neste momento , a cibercultura  caracteri­za-se  pela emergência da Web 2.0 assim como as redes sociais, os softwares, dispositivos portáteis e da telefonia móvel. Entendemos que  neste aspecto  a  Educação ganha novos paradigmas  e deve ser moldada para receber tantos avanços e construir uma prática natural e inovadora.  As pesquisas apontam o avanço da educação a distância  e até mesmo a presencial,  podendo dar  um tratamento diferenciado nos currículos escolares,  acarretando mudanças, de comportamento docente dando lugar para uma atualização na formação desses docentes.  Devemos  ir além de meros conceitos,  aceitando  de antemão um  novo aluno, um novo tempo.

O que é CIBERCULTURA?

                                        André Lemos explica seu conceito de CIBERCULTURA

quarta-feira, 25 de abril de 2012



Vídeo apresentado por nós no 2º  período sobre CIBERCULTURA.

Em mãos certas



Se houvesse outro nome para mim seria PODER
Posso muitas coisas... Estou no presente, no passado e no futuro de todos Surgi por meio da necessidade de busca pelo saber e organização do homem Tenho muitos poderes... Posso cegar e desvendar, Corrigir e deturpar, Posso ser vendida, comprada, terceirizada, trocada, negociada, posso ser dada Posso promover paz e guerra, Posso corromper, purificar, danificar; Posso esconder, maquiar, Posso gerar o fracasso e o sucesso, A tristeza e felicidade; A vergonha e o orgulho; Posso ser adaptável, adequada, alusiva, abusiva Durante a minha existência sei que posso ser contemplada e ovacionada; Posso está na casa de Reis, políticos, governantes, presidentes, bispos, não importa a autoridade conferida... eu posso estar em toda parte; Em um castelo suntuoso até na mais fétida ponte que abriga aquele que não me tem em essência... NÃO TEM LIMITES! Sei que posso existir, sumir, subsistir, prevalecer, posso ser destruída, construída... Posso muitas coisas e se houvesse outro significado para mim seria PODER. Posso promover o amor, respeito, a compreensão, tolerância, a bondade, Mas também posso promover o desamor, o desrespeito, a incompreensão, intolerância e a maldade; Posso trazer a esperança e confiança num futuro melhor todavia também posso gerar a falta de perspectiva neste mesmo futuro. Posso ajudar as pessoas a comporem leis, interpretá-las... desvendar e criar códigos; Posso ser tecnológica, especial, formal, informal e sistematizada... Posso muitas coisas e se tivesse que receber outro título, outro nome seria PODER Porque posso tudo... Contagiar, contaminar, informar, desinformar... desvirtuar Posso ser criada, inventada; Posso ser uma ideologia padrão, modelo, método, projeto; Posso ser Real e ideal... Posso atender necessidade e interesse de governos, estruturas sociais, particulares ... ou melhor, posso gerar interesses e desinteresses... Posso muitas coisas e se houvesse outro sinônimo que me resumisse seria PODER Posso proporcionar o riso e o pranto; Os sonhos e desilusões; Posso marcar com traumas, mas também posso transformar as lembranças nas mais ricas e belas experiências da vida Posso valorizar e desvalorizar, enriquecer e empobrecer Posso estar nas mãos de qualquer um ... pais, mestres, autoridades, amigos... Mas não posso escolher em quais mãos permanecer, este poder não possuo, Mas sei que em mãos certas, posso mudar o MUNDO Eu sou a EDUCAÇÃO! . Eliaquim Furtado