Um computador de alta velocidade, com acesso à internet, foi instalado no muro do lado de fora da empresa em que Mitra trabalha, que dá para uma comunidade adjacente. Imediatamente crianças curiosas se aproximaram do computador e, sem ao menos saberem do que se tratava, começaram a mexer. Logo elas já estavam conectadas à internet e navegando em sites de noticiários e jogos. Detalhe: nunca antes essas crianças haviam entrado em contato com um computador. Essa experência foi realizada em outras comunidades da Índia onde crianças não tinham acesso a esse tipo de meio de comunicação.
Aprendemos através de discussões em nosso curso de formação, com autores que falam sobre o desenvolvimento humano, como Piaget e Vigotsky, noções de como se estabelece o desenvolvimento humano, da capacidade que possuimos enquanto estrutura mental; aprendemos também sobre linguagem, sobre as tecnologias e tantas outras teorias que o projeto Buraco no muro vem a confirmar. A realidade da população da Índia está bem distante dos outros países desenvolvidos que tem quase a totalidade de sua população "logada". Mesmo assim vemos que, na tentativa de se romper as fronteiras digitais temos como resultado o surpreendente poder transformador da educação, do conhecimento, exposto, nesse caso, através das tecnologias.
A educação transforma. O conhecimento liberta. Se o ciberespaço é um meio para ter contato com o conhecimento, então eis aí, como disse Mitra, uma porta aberta para que, pela qual entre aqueles que ainda não tem acesso ao ciberespaço, inrrompendo para essa nova conjectura. Assim, quem sabe, nossa sociedade se transforme para sempre!
O documentário O buraco no muro, nos mostra como uma sociedade em que metade de 1 bilhão de habitantes, é analfabeta, vive em estado precário de verdadeiro abandono social, não há rede de esgoto e limpeza, pode se render à tecnologia. Crianças sem nenhum tipo de contato com um computador, de repente através de um pequeno computador localizado do lado de fora da empresa que ele pertence. As criança...s em pouco tempo se familiarizaram com a linguagem da informática, e navegaram na internet. Essa experiencia pode favorecer algumas crianças que não tinham ou não se sentiam motivadas ao estudo. A informática abre campo para outras linguagens e formas de comunicação que são bem peculiares, ela ao mesmo tempo que é virtual, aproxima e favorece que pessoas que nunca saíram de seus bairros, possam com um clique acessar uma outra cultura, conhecer o que esta acontecendo em outros lugares, outros países, etc.
ResponderExcluirO Vídeo acima mostra que apesar das dificuldades, a tecnologia continua crescendo em todo mundo, e um dos mais interessados nesse processo são as crianças que se fascinam com a tecnologia e nem as dificuldades, como a fome, o analfabetismo entre outros, atrapalha a inclusão dessas crianças já que aprender a lidar com a tecnologia é algo prazeroso para essa nova geração.
ResponderExcluirBarbara, Edilene, Ana Lucia e Deborah (grupo 05)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100003824208380
O Video o Buraco do muro trata-se de uma reportagem sobre uma cidade da india com um milhão de habitantes, onde metada é analfabeta e vivem em pobreza total. Mas apesar das dificuldades, crianças encontram num computador instalado no muro de uma empresa, a a oportunidade de acesso a tecnologia. O vídeo também diz que em pouco tempo, as crianças aprenderam a utilizar sozinhas o instrumento.
ResponderExcluirGrupo: http://www.facebook.com/pedagogiaetecnologias?sk=wall
Silvana, Patrícia e Ingrid
A escola representa, para muitos, o único portal para uma inserção social. Sendo assim, ela torna-se responsável por apresentar ao aluno tudo aquilo que está acontecendo no mundo para que ele possa ser um sujeito pensante. O vídeo "o buraco no muro" mostra um exemplo de como a escola pode fazer isso mesmo sem recursos, basta haver força de vontade e criatividade que é possível fazer transformações na vida das pessoas.
ResponderExcluirPor Amanda, Anna, Carol, Jéssica e Mirian