Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Discutindo Webquest

Segundo Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, criador do termo, "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

A Webquest geralmente funciona assim: o professor a elabora para que os alunos, em grupo,
a solucionam. Ela sempre parte de um tema e é proposto uma tarefa, no qual envolve consultas
a fontes de informação selecionadas pelo professor.

Pesquisando sobre, encontramos a Webquest "Diversidade Cultural".
A mesma trata das questões culturais atuais, as quais são cada vez mais comuns de serem encontradas nos meios de comunicação e informação.
Conflitos étnicos, discriminação racial, preconceito, xenofobia, etnocentrismo.
Esses são alguns dos conceitos trabalhados nessa Webquest que propõe aos alunos apresentarem, de forma criativa e crítica, a aceitação do outro como forma de combater a descriminação, preconceito e xenofobia.

Não nos resta dúvidas de que, usada de forma adequada, a internet é uma grande aliada na
transformação social e na relação com o mundo e o conhecimento.

Para saber mais sobre essa webquest acesse  http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=633&id_pagina=2

2 comentários:

  1. A Webquest veio para inovar a educação, de forma atrativa e eficaz quando feita corretamente. Estimulando o trabalho individual ou em grupo de pesquisa e aprofundamento do tema proposto. Sendo muito prático e fácil de manusear.

    ResponderExcluir
  2. A webquest é uma ferramenta importante dentro da sala de aula, pois permite o professor abordar junto aos alunos assuntos da atualidade, que sejam de interesse desses alunos e propor desafios de pesquisas dentro e fora da sala de aula utilizando os recursos tecnológicos e usando e abusando do mundo virtual.


    Barbara, Edilene, Ana Lucia e Deborah (grupo 05)

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100003824208380

    ResponderExcluir