Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gerações em Conflito

As diferentes gerações citadas no vídeo também produzem conflitos na sala de aula. temos Baby Boomers, X e Y  dividindo o mesmo espaço. Na maioria das instituições para os jovens Y e Z o ambiente do curso de pedagogia é desmotivador, muitas vezes o recurso mais tecnológico que encontramos é um velho retroprojetor. Os professores, em sua maioria da geração Baby Boomers, continuam reproduzindo o modelo de ensino tradicional, enquanto os mais jovens anseiam por mudanças.

Precisamos encontrar uma maneira de aproveitar as diferenças e utilizar o que cada geração oferece de melhor, a solidez e o comprometimento dos "Baby Boomers", a coragem dos "X" e a inquietude e pluralidade dos "Y" transformando o ambiente de sala de aula num espaço rico e produtivo.

3 comentários:

  1. As diferenças de valores e culturas, entre gerações, pode virar problema.

    O vídeo fala sobre o conflito de gerações nas empresas. O mercado de trabalho dividiu os seus funcionários de acordo com o período em que eles nasceram, e delimitou que quem nasceu a partir do período da ditadura até meados dos anos 80, 90 e antes e durante o período da ditadura militar. Aqueles que nasceram nos anos 70,meados 80 ele deu o nome de geração X. São pessoas que devido à instabilidade financeira sofrida no país, pós ditadura e diretas ja, tem uma preocupação maior com a estabilidade no emprego. São um tanto metódicos, e ainda persistem um pouco naquela questão da hierarquia da empresa (uma ordem deve vir de cima pra baixo respeitando os cargos etc). Alem disso, também ha uma dificuldade com as novas tecnologias, Ja a geração Y seriam os nascidos nos anos 90, não viveu tanto essa luta pela estabilidade da moeda e também nasceu na era digital, o que favorece muito essas pessoas no mercado de trabalho. São extremamente competitivas e não se importam de mudar de emprego sempre que aparecer uma oportunidade melhor. Hoje são os que mais são contratados pelas empresas que buscam profissionais antenados com as novas tecnologias, ambiciosos e que não tem medo dos desafios. Ja a geração anterior, chamada BB, viveu toda a epoca ditadorial, advém de familias tradicionais e ainda carregam conceitos como: passar anos em um emprego só, significa que a pessoa é capaz. E esta geração tem muita dificuldade com a tecnologia. Mas na hora do trabalho, tudo isso pode ser mesclado, porque a geração Y precisa dos limites e da segurança que tanto a geração BB qto a geração X podem oferecer.

    ResponderExcluir
  2. O Conflito de gerações acontece, por conta dos avanços da tecnologias, com a emancipação das máquinas, precisa ser criadas novas técnicas de trabalho, para que o profissional não seja substituído por uma máquina, assim o profissional mais antigo, geralmente, não se habitua com essas mudanças, tanto das máquinas quanto a modernidade profissional, e assim geram os conflitos de gerações, muitas das vezes por falta de um processo de reciclagem pra esse profissional antigo, pois as empresas preocupa-se só com a modernidade atual.


    Barbara, Edilene, Ana Lucia e Deborah (grupo 05)

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100003824208380

    ResponderExcluir
  3. Nos educadores precisamos estar cientes desses conflitos de gerações e sabermos conhece-los para trabalharmos com eles hoje dentro do ambiente escola e em nossa cotidiano. É importante que saibamos lidar com os avanços e as tecnologias para trazer cada vez mais o aluno para dentro do ambiente escolar.

    Jéssica , Carolina, Amanda, Miriam e Anna - GRUPO II

    ResponderExcluir