Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gerações em Conflito

As diferentes gerações citadas no vídeo também produzem conflitos na sala de aula. temos Baby Boomers, X e Y  dividindo o mesmo espaço. Na maioria das instituições para os jovens Y e Z o ambiente do curso de pedagogia é desmotivador, muitas vezes o recurso mais tecnológico que encontramos é um velho retroprojetor. Os professores, em sua maioria da geração Baby Boomers, continuam reproduzindo o modelo de ensino tradicional, enquanto os mais jovens anseiam por mudanças.

Precisamos encontrar uma maneira de aproveitar as diferenças e utilizar o que cada geração oferece de melhor, a solidez e o comprometimento dos "Baby Boomers", a coragem dos "X" e a inquietude e pluralidade dos "Y" transformando o ambiente de sala de aula num espaço rico e produtivo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Experiência "O buraco no muro" - Transpondo as fronteiras digitais

 

Essa é uma fantástica experiência realizado na Índia, criado pelo Dr. Sugata Mitra, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento na Índia.

Um computador de alta velocidade, com acesso à internet, foi instalado no muro do lado de fora da empresa em que Mitra trabalha, que dá para uma comunidade adjacente. Imediatamente crianças curiosas se aproximaram do computador e, sem ao menos saberem do que se tratava, começaram a mexer. Logo elas já estavam conectadas à internet e navegando em sites de noticiários e jogos. Detalhe: nunca antes essas crianças haviam entrado em contato com um computador. Essa experência foi realizada em outras comunidades da Índia onde crianças não tinham acesso a esse tipo de meio de comunicação.

Aprendemos através de discussões em nosso curso de formação, com autores que falam sobre o desenvolvimento humano, como Piaget e Vigotsky, noções de como se estabelece o desenvolvimento humano, da capacidade que possuimos enquanto estrutura mental; aprendemos também sobre linguagem, sobre as tecnologias e tantas outras teorias que o projeto Buraco no muro vem a confirmar. A realidade da população da Índia está bem distante dos outros países desenvolvidos que tem quase a totalidade de sua população "logada". Mesmo assim vemos que, na tentativa de se romper as fronteiras digitais temos como resultado o surpreendente poder transformador da educação, do conhecimento, exposto, nesse caso, através das tecnologias.

A educação transforma. O conhecimento liberta. Se o ciberespaço é um meio para ter contato com o conhecimento, então eis aí, como disse Mitra, uma porta aberta para que, pela qual entre aqueles que ainda não tem acesso ao ciberespaço, inrrompendo para essa nova conjectura. Assim, quem sabe, nossa sociedade se transforme para sempre!

Discutindo Webquest

Segundo Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, criador do termo, "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

A Webquest geralmente funciona assim: o professor a elabora para que os alunos, em grupo,
a solucionam. Ela sempre parte de um tema e é proposto uma tarefa, no qual envolve consultas
a fontes de informação selecionadas pelo professor.

Pesquisando sobre, encontramos a Webquest "Diversidade Cultural".
A mesma trata das questões culturais atuais, as quais são cada vez mais comuns de serem encontradas nos meios de comunicação e informação.
Conflitos étnicos, discriminação racial, preconceito, xenofobia, etnocentrismo.
Esses são alguns dos conceitos trabalhados nessa Webquest que propõe aos alunos apresentarem, de forma criativa e crítica, a aceitação do outro como forma de combater a descriminação, preconceito e xenofobia.

Não nos resta dúvidas de que, usada de forma adequada, a internet é uma grande aliada na
transformação social e na relação com o mundo e o conhecimento.

Para saber mais sobre essa webquest acesse  http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=633&id_pagina=2

sábado, 5 de maio de 2012

O que é ciberativismo?


Ciberativismo






 "A revolução informacional etá mudando a forma pela qual as pessoas lutam ao longo de todo o espectro do conflito e o estão fazendo, fundamentalmente, mediante a melhoria da potência e da capacidade de ação de pequenas unidades, favorecendo a emergência de formas reticulares de organização, doutrina e estratégia que tornam cada vez mais difícil a vida das grandes e hierárquicas formas tradicionais de organização. A tecnologia importa, sim, porém subordinada à forma organizacional que se adota ou desenvolve. Hoje a forma emergente de organização é a rede.” (UGARTE,2007)

Texto extraído do site : http://pt.scribd.com/doc/23701745/O-Poder-das-Redes-David-de-Ugarte acessado em 06/05/2012)

O uso do tablet na Educação

Neste vídeo vemos a importância das novas ferramentas disponíveis no mercado tecnológico que quando bem aplicadas resultam em  sucesso escolar.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Facebook e twitter na Educação

Você como docente já utiliza dessa ferramenta na sala de aula?
A utilização desses canais para prática pedagógica, ainda é algo novo. 
Até mesmo nos cursos de formação de professores. 
O texto Facebook e Twitter na Educação, que se encontra no site  Educar para  o Mundo http://educarparaomundo.wordpress.com/2010/05/30/facebook-e-twitter-na-educacao/, nos remete  a uma nova era, que muda   a maneira de se relacionar dos alunos, levando  a crer que esse fenômeno  é saudável para a Educação, entre outras discussões.