Será possível alcançar teor cientifico em redes sociais?
Este site é uma espécie de Facebook dos cientistas,
http://www.researchgate.net/
veja matéria sobre o assunto.
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/01/13/rede-social-cientifica-ja-tem-mais-de-35-mil-pesquisadores-brasileiros.htm
Vemos que as redes sociais proporciona espaços que possibilitam discussões que outrora eram restritas
às salas de aula. Hoje, com o ensino a distância e tantas outras ferramentas como redes sociais de relacionamento, plataformas e tantas outras, como por exemplo a Moodle que é um software livre desenvolvido por uma comunidade mundial (www.moodle.org), essas discussões se tornam comuns
ao dia a dia de muitas pessoas, sendo parte da cultura e acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.
O Moodle é um aplicativo web gratuito que os educadores podem utilizar na criação de sites de aprendizado eficazes.
Podemos perceber a importância e novos horizontes que este tipo de ferramenta pode proporcionar
para o ensino da EAD. O gerir dessa educação se torna cada vez mais eficaz tendo essas
novas tecnologias com tamanho poder de articulação de ensino.
Esse aplicativo pode ser visto como uma grande ferramenta na utilização dos meios sociais a favor da
educação, onde o mesmo proporciona a discussão nas redes em que pessoas de todo o mundo podem
fazer parte de uma mesma discussão, trocando ideias e contribuindo para o crescimento, amadurecimento
dos conceitos e saberes de diferentes sociedades em prol do progresso.
Para saber mais sobre a Moodle, acesse http://moodle.org/
Pesquisar este blog
domingo, 3 de junho de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Gerações em Conflito
As diferentes gerações citadas no vídeo também produzem conflitos na sala de aula. temos Baby Boomers, X e Y dividindo o mesmo espaço. Na maioria das instituições para os jovens Y e Z o ambiente do curso de pedagogia é desmotivador, muitas vezes o recurso mais tecnológico que encontramos é um velho retroprojetor. Os professores, em sua maioria da geração Baby Boomers, continuam reproduzindo o modelo de ensino tradicional, enquanto os mais jovens anseiam por mudanças.

Precisamos encontrar uma maneira de aproveitar as diferenças e utilizar o que cada geração oferece de melhor, a solidez e o comprometimento dos "Baby Boomers", a coragem dos "X" e a inquietude e pluralidade dos "Y" transformando o ambiente de sala de aula num espaço rico e produtivo.

Precisamos encontrar uma maneira de aproveitar as diferenças e utilizar o que cada geração oferece de melhor, a solidez e o comprometimento dos "Baby Boomers", a coragem dos "X" e a inquietude e pluralidade dos "Y" transformando o ambiente de sala de aula num espaço rico e produtivo.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Experiência "O buraco no muro" - Transpondo as fronteiras digitais
Um computador de alta velocidade, com acesso à internet, foi instalado no muro do lado de fora da empresa em que Mitra trabalha, que dá para uma comunidade adjacente. Imediatamente crianças curiosas se aproximaram do computador e, sem ao menos saberem do que se tratava, começaram a mexer. Logo elas já estavam conectadas à internet e navegando em sites de noticiários e jogos. Detalhe: nunca antes essas crianças haviam entrado em contato com um computador. Essa experência foi realizada em outras comunidades da Índia onde crianças não tinham acesso a esse tipo de meio de comunicação.
Aprendemos através de discussões em nosso curso de formação, com autores que falam sobre o desenvolvimento humano, como Piaget e Vigotsky, noções de como se estabelece o desenvolvimento humano, da capacidade que possuimos enquanto estrutura mental; aprendemos também sobre linguagem, sobre as tecnologias e tantas outras teorias que o projeto Buraco no muro vem a confirmar. A realidade da população da Índia está bem distante dos outros países desenvolvidos que tem quase a totalidade de sua população "logada". Mesmo assim vemos que, na tentativa de se romper as fronteiras digitais temos como resultado o surpreendente poder transformador da educação, do conhecimento, exposto, nesse caso, através das tecnologias.
A educação transforma. O conhecimento liberta. Se o ciberespaço é um meio para ter contato com o conhecimento, então eis aí, como disse Mitra, uma porta aberta para que, pela qual entre aqueles que ainda não tem acesso ao ciberespaço, inrrompendo para essa nova conjectura. Assim, quem sabe, nossa sociedade se transforme para sempre!
Discutindo Webquest

A Webquest geralmente funciona assim: o professor a elabora para que os alunos, em grupo,
a solucionam. Ela sempre parte de um tema e é proposto uma tarefa, no qual envolve consultas
a fontes de informação selecionadas pelo professor.
Pesquisando sobre, encontramos a Webquest "Diversidade Cultural".
A mesma trata das questões culturais atuais, as quais são cada vez mais comuns de serem encontradas nos meios de comunicação e informação.
Conflitos étnicos, discriminação racial, preconceito, xenofobia, etnocentrismo.
Esses são alguns dos conceitos trabalhados nessa Webquest que propõe aos alunos apresentarem, de forma criativa e crítica, a aceitação do outro como forma de combater a descriminação, preconceito e xenofobia.
Não nos resta dúvidas de que, usada de forma adequada, a internet é uma grande aliada na
transformação social e na relação com o mundo e o conhecimento.
Para saber mais sobre essa webquest acesse http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=633&id_pagina=2
sábado, 5 de maio de 2012
Ciberativismo
"A revolução informacional etá mudando a forma pela qual as pessoas lutam ao longo
de todo o espectro do conflito e o estão fazendo, fundamentalmente, mediante a melhoria da potência e da capacidade de ação de pequenas unidades, favorecendo a emergência de formas reticulares de organização, doutrina e estratégia que tornam cada vez mais difícil a vida das
grandes e hierárquicas formas
tradicionais de organização. A tecnologia importa, sim, porém subordinada à forma organizacional que se adota ou desenvolve. Hoje a forma emergente de organização é
a rede.” (UGARTE,2007)
Texto extraído do site : http://pt.scribd.com/doc/23701745/O-Poder-das-Redes-David-de-Ugarte acessado em 06/05/2012)
O uso do tablet na Educação
Assinar:
Postagens (Atom)