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sábado, 28 de abril de 2012

Como a Cibercultura influência na Educação?


“Para Pierre Lévy, autor de Cibercultura, o ciberespaço é a virtualização da comunica­ção. O uso das tecnologias em diferentes es­feras da sociedade contemporânea favorece a ideia de redes de conhecimento”. ( SALTO PARA O FUTURO , 2011. Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=NSOQFkoZ3RY, acessado em 28/04/2012) 



No programa Salto para o Fu­turo/TV Escola foi debatida a questão  da Cibercultura e Educação  para uma compreensão e interesse sobre as mudanças que ocorrem diretamente nas práticas curriculares da educação presencial e a distância, devido ao aparecimento da Cibercultura. Neste momento , a cibercultura  caracteri­za-se  pela emergência da Web 2.0 assim como as redes sociais, os softwares, dispositivos portáteis e da telefonia móvel. Entendemos que  neste aspecto  a  Educação ganha novos paradigmas  e deve ser moldada para receber tantos avanços e construir uma prática natural e inovadora.  As pesquisas apontam o avanço da educação a distância  e até mesmo a presencial,  podendo dar  um tratamento diferenciado nos currículos escolares,  acarretando mudanças, de comportamento docente dando lugar para uma atualização na formação desses docentes.  Devemos  ir além de meros conceitos,  aceitando  de antemão um  novo aluno, um novo tempo.

3 comentários:

  1. Infelizmente ainda há uma barreira, um certo tabu quanto à utilização destes recursos pelo docente. Muitos ainda tem um pensamento arcaico ou desconhecem como é possível se utilizar destes meios de maneira benéfica e pedagógica. O uso de redes sociais incorporado à educação, podem ser de grande valia para o compartilhamento de informações e conhecimentos, sem falar no atrativo, que pode tornar à aula e os conteúdos mais divertidos, especialmente para os adolescentes. Basta o educador, conhecer bem as ferramentas e auxiliar o bom uso pelo seu alunado.Temos ainda a grande e enriquecedora experiência de construção e produção de conhecimento, que pode ser realizada através de blogs e páginas como estamos fazendo e webquests que temos conhecido melhor. Existe uma imensa gama de possibilidades nesse mundo virtual que tem se descortinado cada vez mais, mas como tudo na vida, basta saber usar e com parcimônia. Não deve também sob nenhuma hipótese fazer total substituição à aulas presenciais, discussões calorosas no bom e velho "olho por olho". Cada qual tem sua grandeza, valia e especificidade. Um bom professor, um professor desse novo paradigma sabe a dosagem correta de cada um, para um melhor aproveitamento.

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  2. A cibercultura influência uma inteligência coletiva, como a Carol disse ainda existe um TABU quanto a utilização destes recursos. Muitas vezes por medo da "extinção" da instituição escola, hoje temos muitas crianças que são autodidatas e a WEB2.0 auxilia muito nas pesquisas e no aprendizado das mesmas.
    O melhor a ser feito é deixar esse TABU de lado e aproveitar tudo que pode ser didático que a Cibercultura/Internete proporciona para nós docentes.

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  3. Cibercultura é tudo que envolve conteúdos, conhecimentos, comportamentos, atitudes de um grupo que se relaciona dentro de um espaço virtual. Devemos perceber a importância da abertura do espaço escolar para a cibercultura e a disseminação de informações encontradas em websites, ainda que haja controle por parte da administração da escola a respeito do conteúdo pesquisado pelo aluno. A escola nesse sentido, deve caminhar para a formação do aluno como um sujeito capaz de desenvolver suas próprias ideias e um ser autônomo, capaz de buscar no ambiente virtual, sabendo selecionar informações devendo elaborar seus proprios pensamentos e opiniões.

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