“Para
Pierre Lévy, autor de Cibercultura, o ciberespaço é a virtualização da
comunicação. O uso das tecnologias em diferentes esferas da sociedade
contemporânea favorece a ideia de redes de conhecimento”. ( SALTO PARA O FUTURO
, 2011. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=NSOQFkoZ3RY,
acessado em 28/04/2012)
No programa Salto para o Futuro/TV Escola foi debatida a questão da
Cibercultura e Educação para uma compreensão e interesse sobre as
mudanças que ocorrem diretamente nas práticas curriculares da educação
presencial e a distância, devido ao aparecimento da Cibercultura. Neste
momento , a cibercultura caracteriza-se pela emergência da Web 2.0 assim como as redes sociais, os softwares, dispositivos
portáteis e da telefonia móvel. Entendemos que neste aspecto a Educação ganha novos paradigmas e deve ser moldada para receber tantos
avanços e construir uma prática natural e inovadora. As pesquisas apontam o avanço da educação a
distância e até mesmo a presencial, podendo
dar um tratamento diferenciado nos currículos
escolares, acarretando mudanças, de comportamento
docente dando lugar para uma atualização na formação desses docentes. Devemos ir além de meros conceitos, aceitando de antemão um novo
aluno, um novo tempo.
Infelizmente ainda há uma barreira, um certo tabu quanto à utilização destes recursos pelo docente. Muitos ainda tem um pensamento arcaico ou desconhecem como é possível se utilizar destes meios de maneira benéfica e pedagógica. O uso de redes sociais incorporado à educação, podem ser de grande valia para o compartilhamento de informações e conhecimentos, sem falar no atrativo, que pode tornar à aula e os conteúdos mais divertidos, especialmente para os adolescentes. Basta o educador, conhecer bem as ferramentas e auxiliar o bom uso pelo seu alunado.Temos ainda a grande e enriquecedora experiência de construção e produção de conhecimento, que pode ser realizada através de blogs e páginas como estamos fazendo e webquests que temos conhecido melhor. Existe uma imensa gama de possibilidades nesse mundo virtual que tem se descortinado cada vez mais, mas como tudo na vida, basta saber usar e com parcimônia. Não deve também sob nenhuma hipótese fazer total substituição à aulas presenciais, discussões calorosas no bom e velho "olho por olho". Cada qual tem sua grandeza, valia e especificidade. Um bom professor, um professor desse novo paradigma sabe a dosagem correta de cada um, para um melhor aproveitamento.
ResponderExcluirA cibercultura influência uma inteligência coletiva, como a Carol disse ainda existe um TABU quanto a utilização destes recursos. Muitas vezes por medo da "extinção" da instituição escola, hoje temos muitas crianças que são autodidatas e a WEB2.0 auxilia muito nas pesquisas e no aprendizado das mesmas.
ResponderExcluirO melhor a ser feito é deixar esse TABU de lado e aproveitar tudo que pode ser didático que a Cibercultura/Internete proporciona para nós docentes.
Cibercultura é tudo que envolve conteúdos, conhecimentos, comportamentos, atitudes de um grupo que se relaciona dentro de um espaço virtual. Devemos perceber a importância da abertura do espaço escolar para a cibercultura e a disseminação de informações encontradas em websites, ainda que haja controle por parte da administração da escola a respeito do conteúdo pesquisado pelo aluno. A escola nesse sentido, deve caminhar para a formação do aluno como um sujeito capaz de desenvolver suas próprias ideias e um ser autônomo, capaz de buscar no ambiente virtual, sabendo selecionar informações devendo elaborar seus proprios pensamentos e opiniões.
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